Núcleo Mato Grosso do Instituto Anjos da Enfermagem participa de evento de Brinquedo Terapêutico

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu nos dias 2 e 3 de maio o evento “Curso de Brinquedo Terapêutico – Uma tecnologia no cuidado da enfermagem pediátrica”, promovido pelo grupo de extensão BRINCAR, com o apoio do Núcleo Mato – Grosso do Instituto Anjos da Enfermagem.

O evento se deu no Auditório do CCBS III (Instituto de Saúde Coletiva) e teve como palestrantes Gênesis Vivianne Cruz (mestre em enfermagem pela UFMT e coordenadora local dos Anjos) e Fabiane Blanco (doutora em Saúde Pública pela USP).

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem foram os alvos da iniciativa que tinha como objetivo capacitar estudantes e profissionais para o uso do Brinquedo Terapêutico como ferramenta em suas atividades. Foram oferecidas oficinas para aplicação da técnica e palestras sobre o BT no contexto do direito da criança hospitalizada e da ludoterapia.

O brinquedo terapêutico pode ser uma ferramenta para aliviar a ansiedade e as tensões das crianças atendidas pelo profissional de enfermagem, a técnica auxilia na comunicação, aceitação do paciente, gera tranquilidade e até mesmo faz com que os pais enxerguem as potencialidades dos seus filhos (através de brinquedos que estimulem acriatividade e a inteligência da criança atendida).

Promover eventos que fomentem o uso do Brinquedo Terapêutico é um dos objetivos do Instituto Anjos da Enfermagem. Somos especialistas na técnica e entendemos a importância dessa ferramenta no tratamento de criança em situação hospitalar.