Extensão universitária: Uma parceria dos Anjos da Enfermagem

Foto: Anjos da Enfermagem – Núcleo Maranhão

A universidade é um espaço essencial de produção, amontoamento e disseminação de conhecimentos.  Ela se fundamenta em três bases que se relacionam: ensino, pesquisa e extensão. A Extensão Universitária é uma forma de ação da que liga a Universidade e a sociedade e possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Sendo então, uma articulação de conhecimentos científicos, frutodo ensino e da pesquisa, com as necessidades da sociedade onde a universidade está inserida, interagindo e transformando a realidade social.

Hoje, o Instituto Anjos da Enfermagem está em 10 estados do país e em parceria com mais de 10 instituições de ensino superior. Estas universidades são avaliadas pelo diretório do anjos nacional e após isso, é firmado o convênio com a universidade parceira.

O intuito do Instituto é poder estar em todo o território nacional, em todas as federações do Brasil. Contudo, para isso demanda recurso para atender com eficácia todos os núcleos possíveis, dai então o Anjos da Enfermagem tem buscado parcerias no tocante à mobilização nacional do programa.

Tendo 16 anos de existência, o instituto conta nestes 10 estados, com um coordenador, pré-selecionado para capacitação e fomentação do voluntariado e de lideranças na enfermagem.

A Extensão Universitária também é uma das bases do Instituto Anjos da Enfermagem, promovendo o desenvolvimento social, fomentandoprojetos e programas de extensão que contribuem com valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Hoje, atuamos em 10 estados do país através das universidades parceiras dos Anjos.

É nas universidades que realizamos nossas seleções e são delas que saem todos os anos uma nova safra de voluntários, estudantes de cursos de graduação em Enfermagem. O programa de atuação dos Anjos está intimamente ligado às nossas universidades parceiras, que nos apoiam e facilitam as atividades e ações desenvolvidas nacionalmente.

O Instituto Anjos da Enfermagem preza pelos pilares considerados base das universidades e sente o alinhamento deles entre nossos pilares, formação assistência e pesquisa. Hoje, somos o maior programa de extensão universitária da enfermagem brasileira e, junto às Universidades Parceiras, trabalhamos e construímos um programa que fortalece a formação profissional dos alunos de enfermagem, além de contribuir com sua formação de ser humano e pessoa.  Estudo, dedicação, responsabilidade e empenho são ingredientes que todo estudante, em geral, deve ter. E também são estes os ingredientes que compõe o dia-a-dia de um Anjo da Enfermagem, ter a possibilidade de colocar isso em prática em um programa reconhecido pela academia é o que faz o Instituto grato em proporcionar.